Powered By Blogger

terça-feira, 22 de junho de 2010

Efeito da prática de exercícios sobre os sintomas de ansiedade: uma revisão sistemática

Herring MP, OConnor PJ, Dishman RK. The effect of exercise training on anxiety symptoms among patients: a systematic review. Arch Intern Med. 2010 Feb 22;170(4):321-31.
Cenário: Em pacientes com doenças crônicas, a ansiedade frequentemente passa despercebida ou não é tratada corretamente. A prática regular de atividades físicas pode ajudar a melhorar os sintomas da ansiedade. No presente estudo, os pesquisadores estimaram o possível efeito dos exercícios sobre os níveis de ansiedade e se variáveis teóricas ou práticas poderiam modular este efeito.
Métodos: Artigos publicados de janeiro de 1995 a agosto de 2007 foram localizados utilizando a Base Americana de Dados Científicos de Diretrizes para Atividade Física, suplementada por pesquisas adicionais ao longo de dezembro de 2008 nas seguintes bases de dados: Google Scholar, MEDLINE, PsycINFO, PubMed e Web of Science. Foram selecionados 40 artigos em língua inglesa publicados em jornais e revistas especializadas envolvendo adultos sedentários, portadores de doenças crônicas. Estes estudos incluíam tanto uma aferição da evolução da ansiedade à admissão e após a atividade física (uma avaliação aleatória da intervenção com exercícios após 3 ou mais semanas), quanto uma comparação com um estado que impedia a atividade física. Os dois coautores calcularam de modo independente o efeito Hedge-d dos estudos de 2.914 pacientes e extraíram informações relacionadas às potenciais variáveis moduladoras. Modelos de efeitos aleatórios foram utilizados para estimar erros de amostragem e variações populacionais em todas as análises.
Resultados: Comparado às situações que impediam a prática de exercícios, a atividade física regular reduziu significativamente os sintomas de ansiedade através de um efeito Delta de 0,29 (intervalo de confiança de 95%, 0,23-0,36). Os programas de condicionamento físico com duração máxima de 12 semanas, utilizando sessões com duração mínima de 30 minutos e pacientes com relatos de níveis de ansiedade maiores que os da semana anterior à intervenção apresentaram os melhores resultados em relação ao controle da ansiedade.

Conclusão: A atividade física regular reduz os sintomas de ansiedade entre pacientes sedentários com doenças crônicas.

Fonte: Medical Services

Nenhum comentário:

Postar um comentário