sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dez sinais de alerta para Doença de Alzheimer


Dez sinais de alerta para Doença de Alzheimer
  
Alterações da memória que interferem nas atividades da vida diária

Um dos sinais mais comuns da doença de Alzheimer é a perda de memória, especialmente o esquecimento de informações recentemente adquiridas. 
Outros incluem esquecer datas ou eventos importantes, pedindo a mesma informação várias vezes, dependendo de auxiliares de memória (por exemplo, lembretes ou dispositivos eletrônicos) ou pedindo a membros da família para que o ajudem a lembrar.

Dificuldades em planejar ou resolver problemas

Algumas pessoas podem sofrer alterações na sua capacidade de desenvolver e seguir uma tarefa com números. 
Podem ter dificuldade para fazer uma receita que lhe é familiar, ou cuidar de suas contas. Podem ter dificuldade de concentração e demorar muito mais tempo para fazer coisas que faziam antes.

Dificuldades para completar tarefas no lar, trabalho ou lazer

Pessoas com Alzheimer freqüentemente acham difícil completar tarefas diárias. dificuldade para conduzir veículo em áreas que lhe são familiares,  executar tarefas no trabalho ou de lembrar das regras de um jogo favorito.

Confusão com tempo e espaço

Portadores de Alzheimer podem perder o controle das datas, estações do ano e à passagem do tempo, e dificuldade para entender alguma coisa que aconteceu há poucos minutos. Às vezes,  podem se esquecer de onde estão ou como  chegaram naquele local.


Dificuldades na percepção espacial

Para algumas pessoas, ter problemas de visão pode ser um sinal da doença de Alzheimer. Podem ter dificuldade na leitura, avaliação de  distâncias e determinar a cor ou o contraste. Em termos de percepção,  podem passar por um espelho e achar que alguém está no quarto, não reconhecendo a sí própria.


Dificuldades no uso da palavra falada ou escrita

Pessoas com Alzheimer podem ter problemas para acompanhar ou participar de uma conversa. Podem parar no meio de uma conversação e não ter idéia de como continuar, ou repetir o assunto várias vezes. Dificuldades com o vocabulário e  problemas em encontrar a palavra certa coisas ou chamar pelo nome errado.


Trocar os lugares das coisas e perder a capacidade de refazer etapas

Podem pôr as coisas em lugares inusitados. Perdem objetos e não são capazes de voltar e refazer o caminho para encontrá-los novamente. Às vezes, chegam a acusar os outros de roubar. Isso pode ocorrer com mais freqüência na medida em que ocorre a evolução da doença.

Redução da capacidade de análise e decisão

Pacientes com Alzheimer podem sofrer alterações em sua capacidade de  julgamento ou tomada de decisão. Por exemplo, podem fazer avaliação equivocada em relação ao dinheiro, dando gorjetas exorbitantes.
Podem prestar menos atenção à preparação de um alimento ou ter dificuldades para manter-se limpo.


Afastamento do trabalho ou atividades sociais

Podem desencadear um processo de retirada ou afastamento de hobbies, atividades sociais, projetos de trabalho ou esportes. Também apresentam problemas para acompanhar seu time de futebol ou lembrar como concluir um passatempo favorito. A  partir de certo momento passam a  evitar o contato social por causa das mudanças que estão vivenciando.


Alterações de humor e personalidade

O estado de espírito e a personalidade dos portadores de Alzheimer podem mudar, tornando-se confusos, desconfiados, deprimidos, ansiosos e com medo. Facilmente se aborrecem em casa, no trabalho, com amigos ou em locais onde  estão fora de sua zona de conforto.

Fonte: www.alz.org 

Um comentário:

  1. Um antecedente quase constante nos pacientes portadores de Alzheimer,que observo, é que são pacientes que sofreram grandes perdas( morte de um ente querido, decepções com pessoas que lhes são importantes,perdas de patrimonio).Existe uma resposta científica que fundamente esta minha observação?
    Obrigada desde já.

    Sylvia D Tavares da Silva

    ResponderExcluir